Acidente de trajeto é responsabilidade da empresa? Isso vai depender principalmente da causa do acidente. Para ficar melhor entendível este conceito simples, a noticia de hoje é de uma empresa que foi considerada responsável pelo acidente, e por consequência teve que indenizar um de seus empregados.
Resumo da noticia
Um empregado de uma industria metalúrgica da Paraíba, resolveu processar sua empresa por danos morais, após ter sofrido um grave acidente de transito, em um dos ônibus contratados para realizar o transporte dos funcionários desta industria.Durante a investigação do caso, um relatório feito pela pericia indicou que o acidente aconteceu por uma falha mecânica na suspensão do veiculo.
Tendo em vista o relatório que creditou o acidente a uma falha mecânica, o desembargador do caso responsabilizou a empresa, pois segundo ele a industria metalúrgica “deveria ter fiscalizado a empresa que lhe prestava serviços de transporte no sentido de que esta mantivesse os veículos utilizados em perfeitas condições de uso”
Leia a noticia na integra:
Brinde aos curiosos que nem eu, a noticia sobre o acidente: Leia: Ônibus capota em Campina e deixa uma pessoa morta (imagens fortes)
O que penso sobre o assunto
Para quem leu a noticia na integra, deve ter notado que a industria metalúrgica tentou até alegar que a responsabilidade pelo acidente não era sua, e sim da empresa prestadora de serviços. A verdade é que as duas são responsáveis, a empresa de transportes, por ter sido negligente com a manutenção do veiculo que transportava os trabalhadores, e a metalúrgica foi imprudente em não fiscalizar adequadamente a sua prestadora de serviço.Como eu havia dito antes, a responsabilidade por um acidente de trajeto, vai depender muito da causa do acidente, e este caso que acabamos de ler, é um belo exemplo disto, pois a empresa responsável pelo trabalhador poderia ter evitado o acidente, se tivesse realizado a correta fiscalização de seu prestador de serviço.
Porém sempre vale lembrar aquela frase: "Cada caso é um caso"
Minha conclusão
Os acidentes no transito infelizmente são na grande maioria causados por condições fora do nosso controle, porém existem vários riscos no transito que são controláveis, como exemplo este acidente que citamos, se o veiculo passasse por uma revisão periódica, possivelmente teria sido observado o problema da suspensão, e ele teria sido consertado, e possivelmente o acidente não teria ocorrido.
Amigo trabalhador busque saber se os veículos que sua empresa utiliza passam por revisões regulares, se não tente conversar com a CIPA, ou os técnicos de segurança de sua empresa para auxiliar na busca desta melhoria, lembre que é a segurança de todos que estão no transito que pode estar sendo colocada em risco.
E aos colegas de ST, lembre-se que qualquer veiculo ligado a sua empresa, é um equipamento como qualquer outro, e ele também pode causar acidentes, por isto, é importante que toda manutenção realizada em veículos deve ser feita sempre e apenas por profissionais capacitados para esta finalidade, e devem gerar evidências documentais, nas quais entre outras coisas seja possível em caso de necessidade identificar o responsável pela verificação e reparos, e por fim, é sempre interessante todo motorista possuir uma sistemática de verificação no seu veiculo, algo como um check list básico a ser observado antes de utilizar o veiculo.
Porém não sou o dono da verdade, então aproveite o espaço e deixe também seu comentário, garanto que irei ler, e fazer todo o possível para dar uma resposta a altura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário